quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dilemas 'fotografísticos'..

Discussões de ontem a noite c/ grandes parceiros da fotografia da capital e de hoje c/ colegas do Correio do Povo não me deixam ficar 'mudo':

Quando você contrata um fotógrafo entenda que não estás contratando 1 ou 2 horas de momentos de inspiração, mas sim uma vida inteira de estudos, indagações, pensamentos, inspirações e sabedoria que estão diretamente depositadas naquele clique, naquele frame, seja ele digital ou analógico. E que farão deste um registro exclusivo, de um momento único, algo inédito e extremamente pessoal, mas que de certa forma está vivo eternamente, porém estático e fragmentado para ser visto e apreciado. Não vejo você chegar pra um médico cirurgião plástico e dizer "ahh são só uns cortezinhos, nada demais.." ou pra um Chef de cozinha, quando ele lhe perguntar sobre o que irá servir no jantar mais importante da sua vida, jamais ouviria algo do tipo: "ahh serve qualquer coisa aí que já está bom!".. Não vou nem dar o exemplo caso fosse uma garota de programa, pois muitas destas tem bem mais vergonha na cara e personalidade que muita guria que conheço quando se trata de trabalho.



Enfim, meu intuito é somente deixar claro que acredito na fotografia e sei que é dela que muitos de nós somos movidos e impulsionados, profissionalmente ou no dia a dia, num simples passeio, numa reunião com amigos, enfim... Mas acredito muito mais quando percebo que fotógrafos talentosos, com ideias deslumbrantes e com muito pouco conseguem passar sentimentos, sonhos e transformar algo que nem sempre é tão bonito em algo simplesmente atrativo e encantador. Estes, em grande parte, nem se dizem FOTÓGRAFOS. Até desconversam, apenas dão um sorriso e mudam de assunto.. Esta é uma das grandes diferenças entre o que se diz fotógrafo e o que é fotógrafo.



Em contraponto, me entristece ver que cada vez mais há chantagem, sarcasmo e pouco caso, pra não dizer deboche, por parte dos contratantes. Você vê fazerem das tripas coração (em termos de orçamento) pra trazer aquela celebridade bacana ou aquele patrocinador que vai dizer como você é super foda naquela noite. Daí surgem frases como as que estamos acostumados a ouvir: "ahh, só pra te avisar, não sobrou cachê pro fotógrafo" ou "a gente divulga o teu nome e tal, sabe como é né querido/a.." (com aquele ar de que está fazendo aquele favorzão).. E mal sabem eles que quem acaba se queimando de verdade não somos nós, mas sim eles. E mais, terão um trabalho que dificilmente sairá da divulgação dos releases e veículos daquela semana, pois a displicência fica estampada no resultado final do trabalho.



Sei que quem deveria ler isto daqui não o fará, mas eu também sei que você, fotógrafo, amante ou mero curioso ou 'aspira' do ramo e que está lendo isso pode fazer com que este texto chegue a quem tem que ser conscientizado. Ninguém vive de ar, de sorrisos, de créditos em jornais/revistas. Todos temos contas a pagar e sabemos o quanto é difícil ter bons equipamentos, mantê-los em dia, o quanto se paga caro por cursos/workshops e, além disso, ter cabeça para executar um bom trabalho. O melhor trabalho. Um trabalho que ecoe não só uma semana ou duas, mas pro resto das nossas vidas.

Contribuições para este texto serão muito bem vindas.. sendo positivas ou negativas.. explanem! Uma ótima páscoa a todos! 0/

.....Emmanuel Denaui.
Twitter
Facebook
Fotos: Emmanuel Denaui / proibida qualquer tipo de reprodução e/ou utilização sem autorização.

2 comentários:

  1. Thais Bisogno20 abril, 2011

    E que não me venham dizer que é bajulação. Uma pessoa sensível, como eu, entende uma emoção, um sentimento, um ato espontâneo em uma fotografia. Uma leiga, mas sensível. Uma pessoa que sente a imagem, quando esta realmente tem vida. As fotografias do Emmanuel são vivas, tem um coração pulsante, gostos, sons, cheiros... magia.
    Como não enaltecer um artista? Como não dar o devido crédito ao autor de belas imagens que em nosso imaginário são dinâmicas?
    Por favor, sintam, percebam, respirem a fotografia. Saberão diferenciar um fotógrafo de um fotógrafo-artista. Este é o que estudou, estudou e principalmente transmite em seu clique o seu sentimento.
    Parabéns, Emmanuel. Que o teu trabalho-arte-amor-paixão-vida seja reconhecido!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Boa, uma coisa é 'ser' fotógrafo, outra é 'se dizer' fotógrafo. Mas há uma luz no fim do túnel... assim espero!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião: