segunda-feira, 13 de abril de 2009

♪ “Eu sou o pirata da perna de pau...”


Pois é, confirmada como candidata favorita à sede do próximo Fórum Social Mundial, Porto Alegre está em tratativas para ser novamente anfitriã deste evento de proporções incríveis.

É, me lembro bem que eu devia ter entre 20/21 anos quando, da última vez em que o Fórum veio pra cá, vi a cultura na capital se transformar numa constante explosão atômica. Ano de 2005, em janeiro, contando com 155 mil participantes que representavam 135 países e 6.588 organizações - mais de 6 mil jornalistas, 2.800 voluntários, 2.500 trabalhadores da Economia Popular e Solidária. Foram mais de 2 mil atividades autogestionadas entre as quais: 130 shows; 115 filmes/vídeos e 96 exposições de arte. Ou seja, para onde quer que olhássemos, havia cultura, projetos, integração, festas e muito mais. Realmente, para um povo que já admira, aprecia e valoriza a cena cultural, como o gaúcho, foi um verdadeiro marco. Aliás, diga-se de passagem, nunca fiz tanta festa, sexo e integração cultural na minha vida como nas duas semanas em que o fórum esteve por aqui (calma, calma pessoal.. não peguei nenhuma DST...) Mas nem tudo é só festa, sexo e rock n’ roll. Apesar da movimentação impressionante e maciça, houve também enormes prejuízos para a capital.

Entre eles, destaco o nosso viaduto Otávio Rocha (na Borges de Medeiros), onde havia sido feita uma reforma, quase que completa, entre 2000 e 2001. Investidos mais de 650 mil reais, ele foi resgatado da sujeira e do abandono. Recordo-me até de ter recortado reportagens de jornais, de fora do estado inclusive, mostrando o resultado da sua reforma que, infelizmente, foi jogada fora nessas 2 semanas do Social por revolucionários, socialistas/anarquistas e opositores do governo. Houve um tremendo aproveitamento da grande massa de oposição que se utilizou de um movimento meramente social, perdendo toda a noção entre o certo e o errado. Aliás, quem aqui liga pra beleza de nossa capital, não é mesmo?!


E por isso e muitos outros motivos que me questiono quanto ao retorno do fórum. Um fórum que vi unir nações de todo o planeta em um único lugar de uma forma até interiorana, por assim dizer, com aquela antiga receptividade que agora só vemos no interior do estado. Vi cubanos, porto riquenhos, venezuelanos, pessoas de diversos países, sendo recebidas como se fossem até parentes em nossas casas. Na Rua dos Andradas mal se podia caminhar em linha reta, por mais de 2 passos que fosse! Nem se quer era horário de almoço pra tal. Onde se aprender vários dialetos era questão de iniciativa pessoal, bastava ir aos diversos acampamentos e descobrir um pouco mais da visão cultural de quem vinha lá de fora. Hotéis, casas noturnas, restaurantes e o comércio em geral se beneficiaram de um crescimento econômico avassalador. Mas bem diz o ditado “o barato às vezes sai caro”. Desta vez, prejuízo inestimável. Não há previsão para uma nova restauração do viaduto, nem dos demais monumentos que possuem inscrições como “viva a heróica resistência iraquiana” ou “o imperialismo é um tigre de papel” e, pra piorar, “receba bem o turista, mas não vote nele”. Sem contar as inúmeras pixações que se aglomeraram em questão de pouco tempo, mostrando ainda mais o declínio da educação no estado.



Enfim, ironicamente, torço muito para que o Fórum retorne. Até porque, poderíamos aproveitar a farta ‘mão de obra’ visitante, colocando os mais de 50 mil novos ‘porto alegrenses’ a limparem a sujeira que foi feita da última vez. Pessimista ou não, a sociabilidade imposta e defendida pelo socialismo, está longe de ser uma grande vitória, pois dela ainda perduram princípios muito ultrapassados e não fundamentados. A vitória que se deveria buscar, quando se fala em igualdade social e melhor distribuição de renda, é a vitória dos velhos princípios morais (insisto). Começando de baixo pra cima. Acabando com o ‘jeitinho brasileiro’ e, com certeza, não é dos gaúchos a culpa de tantas injustiças causadas por turbulências políticas e interesseiras pelo mundo a fora e pela história desse mesmo mundo. Porto Alegre merece um evento de tal grandeza, mas jamais poderia ser vítima do abuso social e do que chamo instituição falida.

Tenho vergonha de ter de votar daqui alguns meses, pois congresso, forças de estado, enfim, as maiores autarquias de nosso país estão corrompidas. Não adianta cediarmos um acontecimento do qual devemos nos orgulhar se não tivermos o mínimo de condições morais e de conduta pra torná-lo inesquecível. Zelo pelo que é daqui! Mas convido todos, já que há pouco ainda estávamos em ritmo de moda, com seu estilo comum de metamorfose ambulante como ela só, a entrarmos de vez na ‘moda’ da “pirataria a la louca”. Missão difícil essa pra mim, acredito, já que perdi meu tapa olho faz tempo! O meu gancho só pendura meu chapéu e lenço, e minha perna de pau?! Pff! Essa nem pra bonito serve! Pois é esta a maneira que os governantes estão nos vendo atualmente: como piratas.
Fotos: divulgação; Montagem: D'Nauiy

6 comentários:

  1. Ficarei muito FELIZ se o Fórum Social Mundial voltar para Porto Alegre. Que assim seja!
    FISH

    ResponderExcluir
  2. Eu também fervi muito no fórum, e espero sinceramente que ele volte...pessoas+cultura+informação+centromovimentado adoroooo. Esse ano vamos invadir aquilo lá...

    parabéns pela escolha do tema da postagem!

    ResponderExcluir
  3. Não me arrependo nem um pouco de ter enchido teu saco pra ti criar um blog. A cada texto teu tu te supera. Sou tua fã Manu.

    ResponderExcluir
  4. Eu apoio a vinda do forum, mesmo não estando mais em porto, acho importante para a capital atrair eventos que registrem o potencial da cidade e da nossa cultura de um modo geral. E, não se esqueça mocinho, foi lá que nos conhecemos, não foi? ;)
    beijinhu! Be happy my friend!

    ResponderExcluir
  5. Que venha o Fórum Social Mundial pra cá! Afinal, nós jovens não queremos festa, curtição e azaração? Seria magnífico! Ah, muito perfeito!!!
    E Porto Alegre, como fica? Estou nem aí... pois sempre colocam a culpa nos governantes.
    ("post" irônico)
    Beijão, querido! Parabéns pelo Blog! Cada vez melhor mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Porto ta realmente precisando dessa overdose de cultura e bons pensamentos...
    Parabens pelo blog
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião: