domingo, 5 de abril de 2009

"Beleza não põe mesa??!!!"


“Beleza não põe mesa!” - Uma frase que já ouvi de tias e avós e que, na realidade, seria cinismo meu, e de todos, se não gostássemos de pessoas bonitas a nossa volta. Quem não gosta de saber que se está bonito?! Estar elegante e despertar a atenção dos demais, do sexo oposto ou não, mas algo naquela pessoa chama atenção e faz com que ela se torne assunto.

Se fossemos espécimes, definiria as seguintes categorias para a beleza humana: os belos por natureza, aqueles que com a dádiva de divina já vieram desenhados à mão. Lindos por si só. Os que chamo de ‘batalhadores’, pois buscam a beleza em academias, através de exercícios físicos, treinamentos intensivos. Me lembrei também dos ‘neuróticos’ que, muitas vezes, até já são bonitos por natureza, mas, não satisfeitos, acabam em clínicas de estética, praticando uma espécie de ‘esculturamento corporal passo a passo‘. Enfim, a sociedade, como um todo, influenciada por mídia e até por uma certa carência do dia a dia, manifestada nas atitudes das pessoas na busca do belo, nos obriga a ter dentes perfeitos, cabelos bem cuidados, postura e, se não bastasse, boas roupas.
Tem mais essa! A marca! Como é importante uma boa marca em nossas vidas. Já vi um Nike abrir caminhos pra conquistas amorosas. Um Ray Ban (aqueles óculos de sol dos anos 70) já fez um mendigo de rua virar pop star em questão de minutos.

Mas nada disso, tudo mundo esquece que viemos nus. Daí juntamos então a beleza com as roupas de grife. O resultado é imbatível, basta ir pra balada e conferir. Mas engraçado que isso não me apetece! Esses dias, uma amiga minha que comenta aqui no blog me disse bem assim “nossa, tu ta sempre bem acompanhado, hein?!”. Em cima disso, refleti e vi que isso pode ser ruim também. Me perguntei, bem acompanhado como?! Até porque, ser tachado de galinha, algo nada difícil atualmente, só por andar com belas mulheres, pode dificultar no quesito relacionamentos. Eu mesmo me lembro de uma ex-namorada que não gostava nadinha das minhas belas amigas. Mas, por outro lado, um cara solteiro pode se complicar e se transformar de um mero amigo de belas donas a um polenta nato, pelos amigos que, geralmente, nunca pegam ninguém.

Mas e agora, como é que fica?! Se você não chega junto, é polenta. Se chega em várias, é galinha. Se o guri se preocupar com isso, ele pira. E com essa agora do filme ‘Ele não está tão afim de você’, piorou ainda mais. Ser homem virou tema de estudo! (hehehe)

Mas como em tudo, existe uma exceção. Eu diria que sou uma quando o quesito é beleza, não fui um dos bem aventurados por Deus. Aliás, não faz muito, constatei que a beleza realmente está nos olhos de quem vê. Nem todas as modelos que vi na cobertura do Donna Fashion Iguatemi eu puxaria assunto, muito poucas, diga-se de passagem. Aliás, como outra amiga falou “beleza atrai, mas conteúdo convence”. Comprovadíssimo em várias entrevistas feitas pela equipe do IPA (aqui entre nós, cada resposta que ouvimos, nossa!). Mas, como o que importa por lá é a marca, se releva.

Porém, fico triste quando não se acredita na beleza que vemos. Aquela mais escondidinha, sabe?! Quando vejo que uma pessoa incrível, bonita da sua forma, do seu jeito, perde a vez para uma outra que não tem nada além da beleza a oferecer (do tesão temporário). Julgamento?! Pode ser! Atira a primeira pedra quem nunca o fez! Tesão?! Faz bem, obrigado! É claro que faz! Mas um sorriso permanente faz muito mais do que se pensa. Aliás, em contraponto, aquela coisa gostosa e natural que é representada com muito carinho, chamada sentimento verdadeiro, se tornou raridade hoje em dia.

Esta sim supera qualquer rostinho bonito que virmos e, quando aparece, nos faz gostar daqueles que verdadeiramente valorizam pontos que dificilmente vi serem valorizadas por pessoas que se preocupam com, por exemplo, se a minha camisa custou ou não R$ 350. Enfim, a possibilidade de se abdicar do sucesso e da fama é muito menor do que a de se viver uma grande história. Nos preocupamos tanto com futilidades, que quando temos demais, gastamos demais e desnecessariamente. Quando temos de menos, nos tornamos chatos e parece que nada dará certo. Nessas horas, a beleza não põe mesa e o amor não traz dor. Um salve para as EXCEÇÕES!

5 comentários:

  1. Do próprio autor, veio algo interessante: "todos cometemos pecados, todos nós nos contradizemos". Senhor D'Nauiy... você é foda.
    Já namorei um homem lindo por apenas ser lindo. Mas bastou eu enxergar a beleza interior do autor deste post pra me atirar em seus braços em um momento de necessidade.
    E foi inesquecível.
    Beleza põe mesa apenas em certos momentos. Na maior parte do tempo preferimos um agrado, um carinho, uma compreensão, ou seja, um cérebro pensante e ativo.
    E o resto... sei lá.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!

    Sabe o que é engraçado? é que as minhas amigas, acham todos os meus ex-namorados estranhos e tal. Eu nunca procurei um cara maravilhoso. Eu gosto de ter perto de mim, tanto em amizade quanto em relacionamentos, pessoas interessantes. Com as quais eu possa conversar sobre QUALQUER coisa! Aí, se rolar um carinho a mais, o tesão, a paixão e por fim, o amor... Nossa! Aí é tudo bem legal.

    Assim como a Laurinha, tenho minha vaidade. Mas, nao sou escrava dela. Ah... Mas nao sou MESMO!

    Beijo e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. É aquela velha história: a beleza está nos olhos de quem vê. É algo muito relativo, pois o que é 'belo' para mim pode não ser para vc... e por aí vai! Ainda bem, né?! hehehe Muito bom o texto! Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Só beleza, realmente, não põe mesa. Claro que a primeira coisa que chama a atenção é isso, mas em alguns casos é só abrir a boca pra beleza ir toda embora. Um bom papo, inteligência e ser uma exceção do estereotipo criado não-sei-por-quem podem valer muito mais. Quanto aos galinhas... tô fora! Conheço vários lindos e galinhas que não valem, hoje, 10min do meu dia. Mas isso tudo só se vê com o tempo. A beleza verdadeira, principalmente, só se vê quando os olhos querem ver. Gostei mto do texto ;)

    Bj

    ResponderExcluir
  5. EEE...finalmente eu apareci. "Beleza atrai, mas conteúdo convence". Perfeito. Realmente beleza não põe mesa, só cama...Tesão temporário é o que ela dá, porque atá o bonito demais enjoa. Nem tenho muito o que falar diante das tuas argumentações. Mas concordo que a beleza está nos olhos de quem vê, e como eu enxergo muito bem, me acho linda! aushauhsuas...

    Brincadeiras à parte, desculpe a demora pra aparecer Manu, mas é que como tu me vê toda hora na facul, se eu vier toda hora aqui tu vai enjoar também né; ksksks.....Beijão guri!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião: