sexta-feira, 20 de março de 2009

"Tá na hora, tá na hora..."

Caraaaaaaaaamba. Domingo, 22 de março, é o Dia Mundial da Água!
Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água doce. De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU-BR), daqui a 40 anos esse número pode subir para 10 bilhões de pessoas. Ontem eu soube que há uma barragem em pleno sertão nordestino, no Ceará. E hoje, coinscidentemente, ao aparafusar uma estante lá em casa, passou uma matéria no programa da Ana Maria Braga sobre o assunto. Segundo a reportagem, a barragem tem uma extensão de 272 Km e cruza por 15 municípios com um dois propósitos muito simples: irrigar o plantio de frutas para exportação do Vale do Jaguaribe, abastecer a zona portuária e a região metropolitana da capital. Ao longo do trajeto, há uma ostensiva força policial, para garantir que não seja retirado água do local por moradores. Um absurdo, tendo em vista que quem mais necessita e mora nas proximidades dela, não possui nem água encanada.

Sabe-se hoje que é iminente o racionamento de água mundial. Mas ainda assim, tomamos banhos demorados, escovamos os dentes com a torneira aberta, lavamos o CHÃO com água tratada para se beber, etc. Absurdos mil que, por mero descuido, desatenção, pouco caso, fazem parte do nosso dia a dia e perdura por gerações.

Abaixo segue o flyer da campanha do dia 28 de Março, na qual convida todos para um ato simbólico, mas de grande valia, em prol da conservação de nosso planeta. É a HORA DO PLANETA!!! (HDP).

2 comentários:

  1. Ai isso é o tipo de coisa que me desespera. Saber que tem gente que lava o carro com mangueira, por exemplo. Sendo que o mesmo poderia ser feito com um balde, para economia da água. Eu teno não desperdiçar. Sou adepta ao banho rápido, e quando lavo a louça, procuro primeiro ensaboar, depois tiro a espuma de uma vez, evitando que a água fique escorrendo o tempo todo. São dicas simples né Emanu. Mas fazer o que, tem gente que só vai se concientizar quando abrir a torneira e não ter mais nem um pingo de água.

    Quanto aos pobres coitados do nordeste, olha, nem sei o que dizer. Fico muito pesarosa.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta lamentar e ficar de braços cruzados. Desse tipo de atitude que precisamos.

    ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião: