segunda-feira, 27 de abril de 2009

♪ .. Vida! É mentira é verdade...

E se neste exato momento o seu coração parasse de bater? Ou se, por ventura, você não pudesse mais respirar!

Já pensou em sentir algo parecido? Você morreu, antes mesmo de ter consciência disso e agora a burocracia da vida cidadã e os atritos familiares tomarão conta daqueles poucos, mas valiosos, que faziam parte da sua vida. Pois você se torna um número, uma estatística, um saco de carne, de dinheiro ou, muitas vezes, de dívidas.

Então te peço pra parar por dois minutos, respirar bem fundo e segurar ao máximo, sem inspirar novamente. Resista o quanto puder. Seus ouvidos irão zunir, suas pupilas dilatarão e você sentirá um tremendo vazio. O vento sopra, arrepia, mas que vazio é esse? Tão importante quanto o que sentimos, é o que fazemos. E dito historicamente, o pecado não vem do que entra na boca, mas do que sai. Assim como nosso coração, nossos sentidos, de uma forma geral, nos transformam em deficientes em diversos momentos.

Os animais, de um modo geral, afirmam seus possíveis sentimentos e atitudes através do cheiro. Aliás, jamais desejei ser cego, surdo ou ter qualquer tipo de perda física, que impossibilitasse minha rotina. Mas às vezes me passa pela cabeça como seria. Pois conheço diversas pessoas, as quais apelidei de ‘deficientes por natureza’ que, com algumas atitudes rotineiras, podem se tornar cegas, surdas, mudas e ao poucos percebemos que não é preciso uma falta física para tal.

Você se torna cego quando, no centro da capital, em meio a milhares de transeuntes apressados e com relógio na ponta dos pés, esbarra em um cego seguido pela seguinte fala “desculpe, eu não te vi”. Ou quando há alguém que gosta muito de nós e nem se quer percebemos. Aliás, percebemos, mas daí passou! A fila andou. Pode também ficar surdo quando sua mãe avisa “não faz isso, ou aquilo” ou que tal “não gosto desse(a) fulano(a), cuidado com ele(a)” ou quando nossos amigos nos dizem “não, ele(a) não é o(a) único(a) pessoa deste mundo”. E você se esquece de desligar o botãozinho do superego de seu corpo e mente, vai lá e faz, sem nem se quer dar bola pro que nos disseram. – Ah olfato de merda! - Fica manco quando esquece das pernas na hora de dar aquela caminhadinha no parque, que fica apenas três quadras da sua casa e você vai até lá, mas de carro - que ironia, hein?- Desejaria ser mudo após avaliar os fatos de quando deveríamos ter dito um “sim” e acabamos por dizer “não”, ou um “talvez, quem sabe”, se esquecendo que a vida é feita de oportunidades. Aliás, diga-se de passagem, estas raramente pintam novamente e o filme que você optou ver ao invés daquela peça de teatro, vai sempre ser pior do que a própria peça que nem se quer vimos.

Já fui nerd, malandro, skatista, atleta, apaixonado, cadeirante, promotor de festas, barman, roadie de banda (o famoso leva tralha), inteligente, vocalista, pessimista, gerente de loja, estudioso, auxiliar administrativo, dj, descrente, futuro publicitário, hoje um projetinho de jornalista que, como resultado disso tudo, ficou sendo a ovelha negra da família. O que decidiu não ser médico, nem advogado, muito menos empresário. Aquele que não tem família sólida, mas que quer e sonha em construir uma.

Por mais erros que tenhamos cometido, decisões equivocadas, o importante mesmo é aprendermos com tudo. Vendo as diferenças, necessidades, dificuldades e soluções para quando justamente perdemos a fé em nosso ‘olfato’ e queremos não tê-lo mais e imploramos para mudá-lo definitivamente, pois nos trás lembranças tristes, mágoas, sofrimentos. É quando a vida nos ensina mais uma vez e, por esta razão, eu descobri justamente nos pequenos detalhes a força para impulsionar os meus sonhos.

Pois um chimarrão ao pôr do sol, mesmo com menos água do que era previsto, pode mudar nossos sentidos, tornando-se mais gostoso do que o esperado e fazendo um bem sem igual – digno de repeteco - Ou numa tarde onde aquela pessoa que mais parece uma guriazinha ao invés de mãe e, que por maiores que sejam as dificuldades, nos ama infinitamente, daquele jeito que só nós sabemos, sorrindo como nunca e por motivo algum – motivo algum, sei! - Numa cervejada com os amigos ou numa simples reunião de intervalo da faculdade, com aquele cafezinho preto cretino - que seja! - Para se viver de verdade e não se ter medo dos nossos sentidos e ações é imprescindível que consigamos acreditar neles. Pois isto sim nos aproxima de pessoas especiais, cada uma com as suas qualidades e que acabam fazendo a grande diferença em nossas vidas. Uma dádiva e a prova completa de que tudo tem que estar onde deveria estar. Isto sim e mais nada.
...E quem sabe a vida é da vida, a razão...


11 comentários:

  1. Parabéns pela sensibilidade: é disso que se faz o bom Jornalismo! Li e reli o texto e me emocionei. E já dizia Oscar Wilde: Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Isso ae eh viver...por um ponto de vista q comeca um poco desapontado com a realidade e a falta se de sensibilidade das pessoas em geral, mas q termina com uma reflexao sobre escolhas e aprendizado...o lance de imaginar ver a vida apos a sua propria morte eh meio estranho, ate pq a gente nao sabe como seria ver a vida sem estarmos presente nela. Com relação à valorizacao de cada um após nossa ausência, acho q nunca iremos fugir de uma estatística, porém em algum momento, para alguma pessoa, nós nos tornamos especiais. Para a a maioria bem provavelmente so iremos passar em branco, mas...é realmente a opinião ou a valorizção dela que importa? Não somos nós mesmos que vivemos dizendo q os amigos de verdade se contam nos dedos? Que temos q diferencias familia de parente? Pois então, esses poucos que fazem de nós mais felizes e por que nao completos são aqueles que provavelmente irão notar nossa ausência com maior intensidade. Talvez ate sofram um pouco por isso, mas se nós realmente proporcionamos alegrias para essas pessoas, acredito que elas irão recordar de todas as lembranças com alegria, prazer. Não por elas terem acabado, mas por terem acontecido.
    O negócio é encarar tudo que aparecer e procurar manter o bom astral. Ja q a atitude eh contagiosa e nossas ações estão diretamente relacionadas com nosso estado de espírito ou felicidade. Aceitar e enfrentar. Acho que eh isso.
    Espero que minha opiniao possa contribuir pro blog e pra tua postagem ae irmao!
    Abração; diego prado

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Lindo!
    ps: pra variar, tentei comentar antes mas não deu ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Gaby Cardoso29 abril, 2009

    Cada dia que passa as pessoas passam mais depercebidas pelas vidas das outras....
    O como corremos diariamente para "viver" melhor, ganhar mais dinheiro,ter um bom futuro...E o futuro, é logo ali, é amanhã que não lembraremos nossos pais o quanto eles são importantes, é mais tarde quando voltamos cansado do trabalho, e as vezes nem cruzamos com aquels que dividem nossa casa... E o mais incrivel, é que quando essas pessoas vão emobra, morrem, a gente percebe, que sempre estiveram ali, e que talvez, poderiam ter existido muitos mais "eu te amo", " você é meu idolo", "não concordo, mas estou contigo"... Quando perdemos, ai já é tarde, tarde para um futuro que não volta, aquele para o qual você se preparou, e quem sabe, não aproveitou ao maximo aquele dia tão chuvoso, com aquele alguem tão especial... Por que o que realmente importa, é hoje! E hoje eu queria lembra-los que o simples fato de existir, me traz gana de VIVER! Vivam como se fosse o ultimo dia, abracem como se fossem o ultimo abraço, e olhem em volta, sintam o vento, e percebam quem esta ai, bem ai do seu lado! Quem sabe amanhã tudo isso já tenha acabado!
    (Mano parabéns!) TE AMO!

    ResponderExcluir
  5. Xaene Pereira29 abril, 2009

    Nooosa! Tocou mto fundo.
    Esse é o Emma que e eu conheço...
    PARABÉNS AMIGO! Grande texto.

    Bjao

    ResponderExcluir
  6. Guriiii, tu me assusta às vezes. Belo texto!
    Fiquei até arrepiada!
    Beijo grande!
    saudades!

    Naty

    ResponderExcluir
  7. Nossa manu, fiquei emocionada. Bom saber que tenho pessoas sensíveis como você perto de mim!

    Bju enorme

    obs: bela foto

    ResponderExcluir
  8. Tenho orgulho de ter conquistado tua amizade. Você transforma sentimentos em palavras. E essas palavras geram sentimentos. Parabéns! Você é especial, querido. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. amoreco-reco tô mega hiper feliz de conseguir postar coisitas no meu blog novamente uhuuuuUUUuu

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua opinião: